top of page
Buscar
  • ninapeckenham

Meu primeiro emprego nos EUA

Pessoas do meu Braseeeeeeel!

Como estão todos?

Por aqui a temperatura de primavera está perfeita!!!! Um sol lindo, mas não quente! :) AMO!

Muuuuuuuita gente me escreveu pedindo pra eu contar como foi o processo de ser contratada por uma empresa daqui. Eu vou detalhar direitinho, pois MUITA gente tem dúvida, muita gente imagina que é fácil e muita gente imagina que é só chegar aqui e trabalhar. Não é.

Na verdade, a busca pelo primeiro emprego aqui me deixou super frustrada até chegar onde eu cheguei.

No Brasil eu NUNCA tive nenhuma dificuldade: nunca fiquei desempregada, nunca fui mandada embora, sempre tive bons empregos, bons chefes, trabalhei em boas empresas, fui promovida rápido em todas as empresas... Então eu achei que não teria problemas pra arrumar algo aqui e que seria muito fácil. Engano meu.

QUEM PODE TRABALHAR NOS EUA?

Pra começar, tem muita gente que me procura dizendo "To pensando em pedir demissão e ir morar nos EUA... Você acha que eu arrumo emprego fácil?". De coração eu desejo a todos que consigam sucesso em qualquer que seja a alternativa, mas por experiência própria e por experiência de amigos a resposta é não.

Primeiro, pra trabalhar nos EUA você precisa ser cidadão, ter um visto de trabalho ou ser residente permanente (ter Green Card).

A primeira opção para estrangeiros só acontece depois de algum tempo morando aqui e é um longo (e caro) processo. Eu ainda não sou autorizada a aplicar para cidadania, só daqui dois anos.

A segunda opção é extremamente complicada e concorrida. Primeiro que pra você ter um visto de trabalho, você primeiro precisa do emprego. A empresa pagará pelo seu visto e será responsável por você. Ou seja, para que isso aconteça você precisa ser BEM experiente, muito bom no que faz e ter um inglês impecável. Um profissional que será patrocinado pela empresa com um visto de trabalho tem que provar que o trabalho que ele faz não pode ser executado por um cidadão americano por X motivos. O visto custa caríssimo à empresa o que faz com que eles selecionem cuidadosamente quem será eleito.

A terceira opção é a que eu me encaixo.

Eu recebi minha residência em Outubro do ano passado. Fui ao Brasil de férias um dia depois e voltei quase em novembro. Quando cheguei aqui, tirei férias com o James, mudei de apartamento... Enfim, várias coisas impactaram pra demora na busca por um trabalho.

Outro fator indispensável para um emprego aqui é o INGLÊS.

Experiência própria: é preciso MUUUUUUUUITO trabalho pra chegar no nível de inglês que eles consideram "fluente" e comercialmente apropriado. Como eu vou trabalhar com clientes diretamente essa exigência foi ainda maior.

Ser formada é o mínimo para a busca por uma carreira. Esquece! A vó do James de quase 100 anos fez faculdade. A realidade aqui é totalmente diferente e o mercado pra quem não fez faculdade é bem limitado.

MINHA ESTRATÉGIA NA BUSCA PELO PRIMEIRO EMPREGO

Eu comecei meio "sem rumo". Basicamente porque eu teria que ter uma estratégia e eu não tinha nenhuma desde quando procurei por estágio.

Aos poucos eu fui refinando minha busca: eu queria continuar trabalhando com clientes (marketing, vendas, pós-vendas), mas eu queria somente empresas GRANDES. Vou explicar: nada contra as empresas pequenas, mas eu sempre trabalhei em grandes empresas. Minha cabeça sempre pensou grande e eu só cheguei onde cheguei no Brasil, porque eu trabalhava em grandes empresas com grandes oportunidades. Essa foi a minha primeira estratégia.

Eu não mandei curriculo desesperadamente. Eu selecionei algumas empresas e posições que eu achava que daria certo.

Eu sabia exatamente o que queria e, apesar de querer muito trabalhar, eu me concentrei no que me faria feliz.

Eu queria algo somente em horário comercial de segunda a sexta.

Eu estudei muito sobre o mercado de cada uma das empresas que eu faria entrevista e qual era a posição delas. Eu não estava fazendo isso nas primeiras entrevistas, mas eu aprendi minha lição.

Eu fiz, ao todo, 5 entrevistas. Consegui duas ofertas (uma eu não gostei e a outra é a que eu estou) e fui rejeitada três vezes. Para uma dessas três eu fiz 10 entrevistas com 8 pessoas diferentes e no final eles acabaram por decidir que iam continuar com outros candidatos.

Eu não tenho palavras pra dizer o quão frustrante foi receber um "vamos continuar com outros candidatos", pois eu nunca passei por isso no Brasil. Eu chorava, achava que não ia conseguir, fiquei com a autoestima baixa, mas no final valeu a pena! Foi como se todas as anteriores me preparassem pra essa que eu estou agora que, particularmente, é minha favorita no meio de todas!

Literalmente Deus estava me preparando pra algo melhor. :)

BREVE RESUMO SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Eu apliquei para o departamento bilingue da empresa. No Arizona não são muitos os brasileiros (como era na Flórida) então as chances eram maiores.

Eu entrei em contato com o RH quando ainda estava na Flórida onde, logo de cara, fui atendida por um RH preparado, simpático e solicito. A minha primeira impressão com relação a empresa foi maravilhosa.

Fiz algumas entrevistas pelo telefone e ficamos de marcar a entrevista pessoalmente conforme eu chegasse no Arizona.

Uma empresa que respeita e valoriza o funcionário é primordial.

É importante dizer que, em todos os momentos que ela disse que ia retornar o contato ela retornou nos dias e horários marcados. NUNCA fiquei sem resposta. Em todas as entrevistas SEMPRE foram extremamente solicitos, cordiais e pontuais.

Chegando aqui, eles se preocuparam em marcar a entrevista o quanto antes. Fui até o escritório e tive mais uma entrevista com o RH e uma com quem será meu futuro BOSS.

Minha impressão sobre o meu chefe foi a melhor possível: uma pessoa inteligente, firme, sensata, decente e clara em tudo que expôs. A entrevista foi extremamente abrangente e didática. Perfeito! Eu estava simplesmente encantada.

A minha experiência de trabalho no Brasil foi importantíssima. Americano valoriza MUITO o que você já fez, se foi promovido, como construiu/ está construindo sua carreira...

O resultado veio no final do dia: FUI APROVADA. Graças a Deus! Hahaha!

A empresa é extremamente organizada e fiel com a documentação. O treinamento é bem etruturado, eles chamam uma pessoa de cada área para explicar sobre o negócio como um todo e tirar dúvidas. Era tudo que eu pensei e mais um pouco!

O salário é bem competitivo com o mercado, ótimos benefícios e inúmeras chances de crescimento.

Bom, o POST ficou comprido, mas espero que eu tenha respondido todas as dúvidas dos e-mails. Se eu não respondi ou se surgiram novas, por favor, me encaminhem que eu ficarei mais do que feliz em responder a todos.

A todos que torcem e torceram por mim que Deus devolva em bençãos.

Estou mega FELIZ!

Beijos a todos e fiquem com Deus. :)


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page